segunda-feira, 17 de março de 2008

Novas ferramentas disponíveis

Acabei de reativar um grupo de toponímia no Yahoo, em desuso há algum tempo. O objetivo é complementar o conteúdo do Blog, sobretudo no que se refere a conteúdo restrito e de interesse exclusivo de alunos regularmente matriculados em Toponímia: textos para leitura obrigatória ou complementar (para tentar amenizar o sofrimento na fila do Xerox da D. Lúcia!), programa, calendário de atividades, orientações para monografia e temas - estes dois últimos ainda não postados.
O acesso aos textos será restrito aos alunos matriculados, que deverão associar-se ao grupo. Vocês poderão acessar pelos seguintes links:

ENDEREÇO DO GRUPO: http://br.groups.yahoo.com/group/toponimia-usp
ENVIAR MENSAGEM: toponimia-usp@yahoogrupos.com.br
ENTRAR NO GRUPO: toponimia-usp-subscribe@yahoogrupos.com.br
SAIR DO GRUPO: toponimia-usp-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

Embora o acesso aos textos seja inicialmente restrito, todos os associados serão bem vindos.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Conceito de Toponímia - Primeiros passos do programa

Olá a todos!

A esta altura, já temos pelo menos duas aulas dadas, e alguns conceitos lançados. Abri este tópico para que possam participar com dúvidas e sugestões, além de comentários.

sábado, 1 de março de 2008

Bem-vindos!

Espero que todos apreciem este blog. Sua criação foi-me sugerida por uma aluna de graduação, Roberta. Aliás, não é a primeira vez que tento criar um mecanismo de comunicação via web com meus alunos: no ano passado, 2007, a greve levou-me a pensar sobre o assunto.
Um aluno sugeriu, então, o formato do blog - mas, naquele momento, preferi tentar um site de cursos on line da própria USP.
Bem, acabei optando pelo blog por alguns motivos: um deles é a sua universalidade, possibilitando a discussão de dúvidas, angústias, idéias e projetos entre pesquisadores e alunos. Essa universalidade abre portas para um objetivo fundamental meu como docente de Toponímia na Universidade de São Paulo: divulgar e difundir a disciplina, seus objetivos e objeto fora do meio acadêmico (não que já não existam excelentes sites e até blogs neste sentido). O outro motivo é a facilidade de se possuir todos os recursos para edição bem à mão, e on line.
Uma vez mais, bem vindos.

Seguidores