segunda-feira, 19 de maio de 2008

Folha Online - BBC Brasil - Terremoto inspira nomes de bebês na China; veja vídeo - 19/05/2008

Folha Online - BBC Brasil - Terremoto inspira nomes de bebês na China; veja vídeo - 19/05/2008

O processo de nomeação dos bebês, mencionado na reportagem, é completamente motivado e pleno de sentido, muito diferente do que ocorre na denominação de bebês em sociedades ocidentais. Pode-se, ainda, associar o processo ao que é mencionado por Carreira e Quintino (Antroponímia da Guiné Portuguesa, 1966) em algumas sociedades animistas africanas.

sábado, 10 de maio de 2008

I SIMPÓSIO MUNDIAL DOS ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Em setembro, ocorrerá um evento abrangente para discussão, reflexões críticas e divulgação de resultados de trabalhos em língua portuguesa, com presença de pesquisadores de outros países (França, Portugal, Japão, entre outros).
É claro que, sendo importante parte da lingüística, a onomástica fará parte deste evento.
Coordenarei um simpósio intitulado " Estudos de Onomástica em Língua Portuguesa: Percursos e Perspectivas", cujo objetivo é, realmente, refletir o que já foi feito no país (pouco, pela juventude da disciplina) e o que resta fazer (um mundo de possibilidades).
Com dois dias para discussão, somando um total de oito horas, contamos receber pesquisadores que trabalham com onomástica (toponímia e antroponímia, sobretudo) para participarem desta discussão. O site oficial do evento (http://www.fflch.usp.br/eventos/simelp/prog.php) contém todas as informações sobre o procedimento para as inscrições.
Estudantes não podem participar dos simpósios, mas há outros modos de participação.
Colegas, inscrevam-se, mandem seus resumos, divulguem para seus pares. Não vamos dispensar esta importante oportunidade de reflexão.

Seguidores