domingo, 28 de setembro de 2008

O Brasil conta sua história... ... pelos seus nomes de lugares - ciclo de palestras de toponímia no Museu da Língua Portuguesa


A partir do dia 30 de setembro acontecerá um ciclo de palestras de toponímia, ministradas por mim a convite do Museu da Língua Portuguesa. Se assistidas em conjunto, constituem um curso, mas é possível assistir a palestras isoladas. É uma oportunidade ímpar para levar o estudo dos nomes de lugares ao grande público. Segue uma breve descrição da atividade:

Quantas vezes passamos por um lugar e nos perguntamos o porquê daquele nome? Quantas vezes desprezamos o fato ou a pessoa cujos nomes estão em uma placa de rua só porque estamos mais preocupados em não nos atrasar para nossos comprimissos cotidianos?
O que pensar dos nomes de outras origens linguísticas, como os indígenas? Sempre estiveram aqui, desde o Descobrimento? De que modo?
Essas indagações, e outras mais, são respondidas por uma disciplina intitulada TOPONÍMIA (do grego topos e onyma, nome de lugar) que, em São Paulo, é ministrada apenas no curso de Letras da Universidade de São Paulo. Um dos objetivos da Área, contudo, é mostrar ao grande público a aplicabilidade dos estudos, seus projetos e, acima de tudo, a história oculta escrita nos nomes de um lugar, também denominados topônimos.
Os nomes de lugares guardam a história e a mentalidade dos povos, seus anseios, crenças, objetos, modo de ver a realidade - são, portanto, um livro de história, geografia, língua, etc., inscrito em nosso território. Mas, como ler esse livro?
O curso de toponímia oferecido no Museu da Língua Portuguesa objetiva mostrar como se pode ler essa realidade, ou seja, pretende recontar um pouco da história do Brasil, sobretudo quanto a sua formação linguistica, pelos seus nomes de lugares (dos três estratos formantes da toponímia do Brasil - português, indígena e africano -, dois sofreram contato ativo no início do período colonial), tanto considerando os grandes espaços quanto as primeiras cidades.
Indique, repasse, inscreva-se!

Seguidores